Temos como propósito avançar com soluções inovadoras e sustentáveis na área de descomissionamento de instalações de produção de O&G no Brasil, através da pesquisa, desenvolvimento e extensão de forma interdisciplinar.
- Identificamos e avaliamos critérios relevantes para a tomada de decisão sobre o descomissionamento.
- Fornecemos uma estrutura para comparar diferentes opções de descomissionamento com base nesses critérios.
- Geramos recomendações informadas sobre a melhor opção de descomissionamento, considerando fatores ambientais, econômicos e sociais.
Ao fornecer uma ferramenta objetiva e sistemática para avaliar opções de descomissionamento, o projeto visa:
- Aumentar a transparência e a consistência do processo de tomada de decisão.
- Reduzir a incerteza e o risco associados à escolha da opção de descomissionamento.
- Garantir que as decisões de descomissionamento sejam tomadas com base em informações completas e considerações abrangentes.
A metodologia de avaliação comparativa desenvolvida por meio deste projeto fornecerá uma ferramenta valiosa para operadores de sistemas de óleo e gás, reguladores governamentais e outras partes interessadas envolvidas no processo de descomissionamento.
O Grupo de Pesquisa do Projeto Descom.sub está sob a coordenação geral do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia -COPPE, com a participação da Universidade Federal Fluminense e dos laboratórios da UFRJ- Sistemas Avançados de Gestão da Produção/Núcleo Rogério Valle de Produção Sustentável (SAGE) e Laboratório de Tecnologia Submarina (LTS).
Descomissionamento Sustentável
No mundo atual, o petróleo é a principal fonte de energia. Entretanto, após anos de extração de óleo e gás em um determinado campo, torna-se necessário interromper a operação. Essa interrupção pode ocorrer deveido ao esgotamento dos recursos ou à inviabilidade econômica.
Quando um campo de extração atinge o final da sua vida econômica é crucial realizar o descomissionamento de forma adequada e sustentável. Isso envolve a remoção das estruturas utilizadas na extração, como plataformas,poços submarinos e dutos. Além de garantir a destinação adequada de materiais, resíduos e rejeitos.
O processo de descomissionamento exige responsabilidade e atenção rigorosa para mitigar os impactos socioambientais. Sendo também muito importante alinhar essas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando preservar as condições saudáveis de vida para as gerações futuras e atuais.
Relacionamento com Stakeholders
Visando garantir um melhor aproveitamento dos estudos apresentados pelo Grupo de Pesquisa do Projeto Descom.Sub, adotamos o relacionamento e a consulta aos Stakeholders como premissa para o desnvolvimento do projeto, que já contou com mais de 380 participações de 180 organizações Stakeholders representantes dos seguintes segmentos:
- União dos Poderes executivos, legislativo e judiciário;
- ONGS ambientais e sociais, nacionais e internacionais;
- Empresas Operadoras e prestadoras de serviços;
- Universidades e centros de pesquisa;
- Representantes de classe de trabalhadores;
- Representantes setoriais: pesca artesanal e industrial e turismo marítimo.